Mario Cavalcanti
por — 05/05/2011 em Notícias

Jornal O Caxiense lança página no Foursquare

Diário de Caxias do Sul dá dicas de estabelecimentos locais na rede social

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 5 de maio – O jornal O Caxiense, de Caxias do Sul, lançou nesta semana sua página oficial no Foursquare. A partir do novo atrativo, usuários da rede social baseada em geolocalização poderão acessar dicas de serviços locais elaboradas pela equipe do jornal.

No Foursquare, o diário deixa suas dicas (retiradas principalmente da seção Top 5 publicada semanalmente na edição impressa) em estabelecimentos e pontos da cidade. Ao chegar nesses lugares e fazer check-in com seus celulares, os usuários podem conhecer as dicas deixadas pelo jornal e acrescentá-las na lista de sugestões a serem experimentadas ou que já foram consumidas. Cafeterias e livrarias são alguns dos pontos já explorados pelo Caxiense e que constam no Foursquare.

Com a entrada na rede social, o jornal segue a tendência de grandes veículos como O Globo, Examiner.com, History Channel e The New York Times, que incentivam a interação de residentes e turistas com lugares.

USO DO FOURSQUARE É TEMA EM SOBRE JORNALISMO ONLINE

Durante o Simpósio Internacional de Jornalismo Online, realizado em abril deste ano em Austin, no Texas, Estados Unidos, o Foursquare recebeu grande atenção de pesquisadores e jornalistas. O professor de jornalismo Timothy Currie, da University of King“s College, do Canadá, apresentou artigo analisando o uso do Foursquare por diversos veículos, como National Post, Edmonton Journal e Vancouver Sun, do grupo canadense Metro Canada.

Inspirado nesses exemplos, O Caxiense decidiu criar sua página no Foursquare a fim de reforçar sua proposta de jornalismo local. O jornal já faz uso de outros serviços online e mídias sociais como Facebook, Flickr, Formspring, Orkut, Plurk, Tumblr, Twitter e YouTube. Além disso, possui aplicações gratuitas para iPhone e iPad. JW.

Mario CavalcantiJornal O Caxiense lança página no Foursquare