Mario Cavalcanti
por — 29/03/2011 em Notícias

Huffington Post lançará edição no Reino Unido

Manobra de expansão internacional é a primeira desde a aquisição pela AOL

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 29 de março – Após a aquisição por US$ 315 milhões pela AOL, o portal de notícias The Huffington Post, sucesso nos Estados Unidos, quer agora se mover para o mercado internacional. Segundo o diário britânico The Guardian, a jornalista Arianna Huffington, fundadora do veículo, anunciou que haverá uma expansão para o Reino Unido em breve.

O CEO da AOL, Tim Armstrong, e Arianna falaram sobre as intenções na semana passada, na edição 2011 do Changing Media Summit, conferência promovida pelo Media Guardian e que trata de temas ligados ao universo da mídia digital. “Ambas as companhias podem ser grandes nos Estados Unidos, mas os Estados Unidos representam apenas 4% da população mundial”, disse Armstrong.

“O Huffington Post é uma marca global muito forte na Internet. É gigante na América, tem um milhão de usuários no Reino Unido, um milhão de usuários no Canadá. Estamos olhando para um player que vai explodir do ponto de vista de marca e de uso”, disse Arianna.

VEÍCULO ONLINE COM ÓTIMA SAGA

O portal de notícias foi comprado pela AOL em fevereiro deste ano. O acordo colocou Arianna Huffington no comando da crescente rede de conteúdo da AOL. Ela tornou-se presidente e editora-chefe da nova divisão criada, The Huffington Post Media Group, e atualmente supervisiona todo o conteúdo do The Huffington Post e da AOL, incluindo sites como Engadget, TechCrunch, Autoblog, MapQuest, Moviefone e Patch. Em março deste ano, a AOL contratou Biz Stone, co-fundador do Twitter, para atuar como assessor de estratégias em redes sociais do The Huffington Post Media Group.

Fundado em 2005 como um jornal online analítico focado em assuntos como política e cultura, o The Huffington Post investiu em opiniões de especialista e em ferramentas de interação com o público e, em pouco tempo, tornou-se uma referência nos Estados Unidos.

De 2005 para cá, o Huffington formou alianças com diversos veículos para coberturas, entre eles Yahoo! e Slate. Em 2007, Arianna contratou um jornalista da BBC como gerente editorial. No mesmo ano, contratou um ex-funcionário da CBS para um cargo executivo, mostrando que o veículo estava apostando na experiência de nomes das mídias tradicionais.

Em 2009, o The Huffington Post chamou a atenção por bater pela primeira vez a audiência do The Washington Post (segundo dados da Nielsen). Era um veículo genuinamente online tendo mais audiência que outro ligado a um grande conglomerado tradicional. Leia aqui todas as notícias publicadas no JW sobre o The Huffington Post. JW.

Mario CavalcantiHuffington Post lançará edição no Reino Unido