Mario Cavalcanti
por — 28/03/2011 em Notícias

NYTimes começa a cobrar pelo seu conteúdo digital

Modelo de negócios do jornal, que deixa de ser gratuito, é observado por muitos

Um dos mais respeitados jornais do mundo deixará de ser gratuito na Web (Divulgação)
Um dos mais respeitados jornais do mundo, o The New York Times deixa de ser gratuito na Web (Divulgação)

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de março – Estreia nesta segunda-feira (28) o paywall global do The New York Times. A partir das 15h (horário de Brasília), o tradicional jornal americano deixa de ser gratuito no meio online.

No novo modelo de negócios, observado por outras empresas de mídia em todo o mundo, quem não for assinante do jornal poderá ler até 20 matérias por mês sem pagar nada. Na 21ª matéria clicada, os visitantes se deparam com três opções de assinatura: US$ 15 por um mês de acesso à edição online e às aplicações para smartphones (como o iPhone); US$ 20 para acessar edição online e aplicação para iPad; e US$ 35 mensais para ter acesso a tudo.

Todos os assinantes do impresso terão acesso livre e ilimitado a todas as plataformas digitais, com exceção, por enquanto, do conteúdo para leitores eletrônicos como o Kindle, da Amazon, e o Nook, da Barnes & Noble. Desde o dia 18 deste mês, o modelo vem sendo testado no Canadá, e agora chega aos demais países. A assinatura poderá ser feita no site do jornal. JW.

Mario CavalcantiNYTimes começa a cobrar pelo seu conteúdo digital