Mario Cavalcanti
por — 04/03/2011 em Notícias

Balcanização da Internet é tema da paidContent 2011

Conferência trouxe nomes como Ariannna Huffington e Tim Armstrong, CEO da AOL

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 4 de março – A compra do The Huffington Post pela AOL, a ousada reformulação da rede de blogs Gawker e estratégias para veículos atuarem nos tablets. Estes foram alguns dos assuntos debatidos durante a conferência paidContent 2011, na quinta-feira (3), em Nova York. Organizado pela ContentNext Media – grupo controlado pelo The Guardian -, o evento reuniu grandes nomes da mídia digital, entre eles Arianna Huffington, fundadora do The Huffington Post, Tim Armstrong, CEO da AOL.

O risco de uma balcanização da Internet causada, entre outros, pela cultura dos aplicativos móveis e pela existência de diversos dispositivos, formatos e plataformas incompatíveis (como iOS e Android) também foi abordado no evento, no painel “The New Digital Content Storefront: Why Aren’t We There Yet?”. Entretanto, apesar de esta possibilidade já começar a preocupar alguns editores, há quem veja o leque de plataformas com bons olhos. “A Balcanização é uma boa coisa”, disse Alex Kazim, CEO do Ongo, serviço de assinatura digital de jornais lançado em janeiro deste ano. “Posso comprar minha música no iTunes, ouvir no Pandora, no Spotify. Se o iTunes fosse criado pela indústria da música em vez de pela Apple, elas não seriam vendidas avulsas, apenas em álbuns. No ramo das notícias, estão existindo modelos de assinaturas, modelos baseados em anúncios, que, no fim das contas, vão beneficiar consumidores e editores”, completa Kazim.

O site paidContent fez um resumo dos painéis da conferência, que contou ainda com nomes como Greg Clayman, editor do The Daily – primeiro jornal pensado exclusivamente para o iPad -, Nick Denton, fundador da Gawker Media, Morgan Guenther, presidente e CEO da Next Issue Media – braço de venda de edições digitais do grupo Condé Nast, Chris Ahearn, presidente da Thomson Reuters, e Brian Stelter, repórter de média do The New York Times. JW.

Mario CavalcantiBalcanização da Internet é tema da paidContent 2011