Mario Cavalcanti
por — 17/02/2011 em Notícias

Google lança serviço de assinatura de conteúdo

Editores poderão cobrar por assinaturas, artigos avulsos ou quantidade de acessos

Edição do jornal Wall Street Journal para tablet rodando Android (Divulgação)RIO DE JANEIRO (Da Redação), 17 de fevereiro – Um dia após a Apple anunciar um novo sistema de assinaturas para conteúdos digitais vendidos em sua App Store, o Google apresentou um serviço que pretende facilitar a venda de edições digitais de jornais e revistas por parte de editoras e produtores de conteúdo. A informação é da agência de notícias Reuters.

Batizado de One Pass, o novo serviço do Google – anunciado nesta quarta-feira (16) durante a Mobile World Congress 2011, em Barcelona, na Espanha – permitirá às editoras comercializar, por exemplo, conteúdo que os usuários podem ver em sites ou em aplicações desenvolvidas para tablets e smartphones. O produtor poderá cobrar de diversas maneiras, como, por exemplo, por assinaturas, por quantidade de acessos ou por artigos avulsos.

APPLE ALIVIA PARA OS EDITORES DE CONTEÚDO

Na terça-feira (15), a Apple lançou um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para jornais, revistas, vídeos e músicas adquiridos através de sua loja online App Store. No novo modelo, donos de conteúdo, como editores de jornais, podem decidir o preço e a duração da assinatura, mudança muito significativa em relação ao sistema antigo, onde, por exemplo, edições de uma revista eram compradas separadamente, sem a opção de assinatura.

Todos os pagamentos serão processados pela Apple, que vai ficar com 30% da receita. Entretanto, a companhia agora permite que publishers vendam assinaturas em seus sites pelos mesmos preços cobrados na App Store. Dessa forma, não há compartilhamento de receita. JW.

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