Mario Cavalcanti
por — 14/02/2011 em Notícias

Encarte do Boston Globe usa realidade aumentada

Leitor pode ver imagens animadas apontando o smartphone para o encarte

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de fevereiro – Anualmente o diário americano The Boston Globe publica seu Guia de Artes de Inverno (Winter Arts Guide), que traz uma seleção de eventos de entretenimento e artes que vão acontecer. Na edição deste ano, cujo tema é A Estação Ganha Vida (The Season Comes Alive), o veículo optou por fazer uso de realidade aumentada para dar vida a algumas figuras do encarte. A informação é do site do Instituto Poynter.

O funcionamento da tecnologia de realidade aumentada é teoricamente simples: a partir da exibição de um determinado código impresso na frente de uma webcam ou câmera de smartphone, elementos virtuais integrados a imagens do plano físico são apresentadas no próprio visor. Com esse funcionamento em mente, o diário criou uma série de ilustrações e desenvolveu também versões animadas dessas figuras para serem visualizadas a partir do recurso.

A peça fundamental por trás do experimento do jornal americano é a aplicação mobile Junaio. Para ver as animações, os leitores precisam instalar a aplicação em seu smartphone (deve ser iPhone, Android ou iPod Touch), localizar o canal do Boston Globe no aplicativo e apontar a câmera para a capa do guia de arte (em destaque). O veículo publicou um vídeo (abaixo) onde Mark Lewis, gerente de produto sênior do Boston Globe e do Boston.com, faz uma demonstração do atrativo.

O diário estima que metade de seus leitores possuem smartphones, o que resultaria em uma base significativa de usuários potenciais da tecnologia. Entretanto, o jornal não faz ideia ainda de quantas pessoas visualizaram as animações. JW.

Mario CavalcantiEncarte do Boston Globe usa realidade aumentada