Mario Cavalcanti
por — 07/02/2011 em Notícias

AOL compra Huffington Post por US$ 315 milhões

Criadora do site vai comandar o conteúdo da AOL, incluindo sites como TechCrunch

ReproduçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 7 de fevereiro – Segundo informações da agência de notícias Reuters, a AOL anunciou nesta segunda-feira (7) a aquisição do site de notícias The Huffington Post por US$ 315 milhões. A negociação já está estampada em destaque na primeira página do jornal online.

O acordo coloca a jornalista grega Arianna Huffington, fundadora do veículo, no comando da crescente rede de conteúdo da AOL. Ela será presidente e editora-chefe da nova divisão criada, The Huffington Post Media Group, e vai supervisionar todo o conteúdo do The Huffington Post e da AOL, incluindo sites como Engadget, TechCrunch, Autoblog, MapQuest, Moviefone e Patch.

A partir da aquisição, a AOL pretende acelerar sua estratégia de oferecer notícias, análises e entretenimento. As negociações devem ser concluídas no final do primeiro semestre deste ano ou logo após.

POUCO TEMPO E MUITAS CONQUISTAS

O The Huffington Post foi fundado por Arianna em 2005 como um jornal online analítico focado em assuntos como política e cultura. A jornalista investiu em opiniões de especialista e em ferramentas de interação com o público e, em pouco tempo, o site tornou-se uma grande referência nos Estados Unidos.

De 2005 para cá, o Huffington formou alianças para coberturas com diversos veículos, entre eles Yahoo! e Slate. Em 2007, Arianna contratou um jornalista da BBC para assumir a função de gerente editorial. No mesmo ano, contratou um ex-funcionário da CBS para um cargo executivo, mostrando que o veículo estava apostando na experiência de nomes da mídia tradicional.

Em 2009, o The Huffington Post chamou a atenção por bater pela primeira vez a audiência do The Washington Post (segundo dados da Nielsen). Era um veículo genuinamente online tendo mais audiência que outro ligado a um grande conglomerado tradicional. Leia aqui todas as notícias publicadas no JW sobre o The Huffington Post. JW.

Mario CavalcantiAOL compra Huffington Post por US$ 315 milhões