Mario Cavalcanti
por — 14/01/2011 em Notícias

Extra, do Rio de Janeiro, reformula edição online

Diário dedicado à classe C investe em layout intuitivo, multimídia e redes sociais

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de janeiro – O Extra, diário carioca pertencente ao mesmo grupo do jornal O Globo, porém voltado para a classe C, reformulou sua edição online, reforçando o foco no público-alvo e apostando em um layout intuitivo e que interage com mídias sociais.

No novo site, os canais de notícia serão diferenciados por cores, dando relevância aos temas relacionados à cidade, polícia, celebridades, empregos, casa e esportes. Segundo comunicado oficial, fotos e vídeos também ganham mais espaço nas páginas.

A interatividade foi um ponto bem estudado na reformulação. O leitor poderá participar de enquetes, fóruns, comentários e promoções, além de enviar fotos e vídeos pelo "Eu-repórter" [seção de conteúdo cidadão do grupo]. A seção "Tá bombando!" exibirá o que está repercutindo no Orkut, Facebook, YouTube e Flickr, dando ênfase aos comentários feitos pelo Twitter.

Uma área multimídia começa a concentrar vídeos, galerias, áudios e infográficos. Novas ferramentas, como o Google Maps, ajudarão a complementar as principais notícias. Com o recurso, o usuário poderá ver no mapa o que está acontecendo em diversos pontos da cidade.

Ainda de acordo com comunicado oficial, para o projeto foi desenvolvida uma plataforma tecnológica especial para tratamento do conteúdo. Por meio dela, haverá uma maior integração entre o impresso e a versão digital. Ao escrever uma matéria para o jornal impresso, a publicação pode ser realizada ao mesmo tempo no online.

EXTRA EXPLICA

Paralelamente à chegada do novo Extra Online, surge o site Extra Explica, um guia online de conteúdos rápidos, úteis e práticos com o objetivo de resolver problemas do dia a dia, inclusive com a ajuda de especialistas de peso nas áreas afins. "Esse é mais um produto que reforça a nossa essência de serviço, de tradutor da notícia para a população, numa linguagem fácil, prática e útil”, explica Thiago Bispo, gerente comercial digital da Infoglobo, informando que, na linha dos "how tos" americanos, o Extra Explica também pretende disseminar a cultura do Faça Você Mesmo. JW.

Mario CavalcantiExtra, do Rio de Janeiro, reformula edição online