Mario Cavalcanti
por — 20/12/2010 em Notícias

ANJ e Google se aliam para divulgar associados

Protocolo 'Uma Linha no Google News' quer atrair usuários para sites de notícias

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 20 de dezembro –  O diretor do Comitê de Estratégia Digital da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo Estado, Sílvio Genesini, anunciou na última semana a entrada em vigor do protocolo "Uma Linha no Google News", cujo objetivo é o de testar, por seis meses, o volume e possível aumento de acesso aos sites dos jornais associados. Segundo comunicado oficial, o protocolo é uma das medidas e ações estudadas, há meses, para valorizar a presença de conteúdos jornalísticos na Internet e mídias digitais.

Atualmente, algumas empresas jornalísticas fazem uso de até três linhas para divulgação de notícias por meio de buscadores. A intenção com a redução para uma linha, de acordo com Genesini, é a de aguçar a curiosidade do leitor e atraí-lo para as fontes originais, ou seja, os sites das empresas jornalísticas. Pelo período de meio ano de utilização da medida os associados da ANJ terão como avaliar os resultados e o comportamento dos leitores.

O anúncio foi feito em uma videoconferência realizada no último dia 15 de dezembro, por meio do Bate-Papo UOL, e contou com a participação de associados da ANJ e representantes das áreas comercial e de tecnologia. Participaram da conversa e apresentação do protocolo, além de Silvio Genesini, o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina do Google, Rodrigo Velloso, o consultor da ANJ Antônio Athayde, e o diretor de Produtos e Plataformas Digitais do Grupo Estado, Nicholas Serrano. JW.

Mario CavalcantiANJ e Google se aliam para divulgar associados