Mario Cavalcanti
por — 03/11/2010 em Notícias

News Corp. divulga dados de cobrança por conteúdo

Versões digitais do The Times e do The Sunday Times têm 105 mil pagantes

Reprodução / EPL TalkRIO DE JANEIRO (Da Redação), 3 de novembro – Segundo a edição desta quarta-feira (3) do caderno de economia do jornal O Globo, a News Corp., conglomerado de mídia do magnata Rupert Murdoch, revelou nesta semana que atraiu 105 mil clientes pagantes para as versões digitais dos jornais britânicos The Times e The Sunday Times of London desde que começou a cobrar pelo acesso, em junho de 2009.

Quando fez as mudanças para o modelo de acesso pago, a News Corp. havia estimado uma queda de 90% no número de visitantes. Entretanto, segundo dados da empresa de aferição de audiência Nielsen, a média mensal de visitantes únicos britânicos caiu 42%, para 1,78 milhão no terceiro trimestre deste ano. A News Corp. revelou ainda que cerca de metade dos 105 mil clientes atraídos era de assinantes regulares e ativos dos sites dos jornais, do aplicativo para iPad ou da edição para o Kindle, leitor de livros e jornalistas e eletrônicos da Amaazon.

De acordo com o diário americano The New York Times, a manobra do conglomerado vem sendo acompanhada de perto por analistas e anunciantes, já que os dois jornais britânicos estão entre os primeiros de grande porte e interesse geral a demandarem pagamento pelo conteúdo digital. Em 2011, o Herald Tribune e o próprio New York Times começarão a cobrar pelo acesso à versão digital. JW.

Com informações do jornal O Globo e do The New York Times.

Mario CavalcantiNews Corp. divulga dados de cobrança por conteúdo