Mario Cavalcanti
por — 07/04/2010 em Notícias

Galileu lança edição com realidade aumentada

Código impresso exibe elementos virtuais se visualizado por uma câmera

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 7 de abril – A edição deste mês da revista Galileu traz o recurso de realidade aumentada (RA), que, a partir da exibição de um código impresso na frente de uma câmera, apresenta elementos virtuais integrados à imagens do plano físico.

A revista utilizou a tecnologia para dar mais vida à sua matéria de capa sobre fast food, onde o chef Alex Atala, como editor convidado, fala sobre alimentações saudáveis e o futuro da comida. Na matéria de página inteira, a publicação explica como funciona o recurso e como é o processo para se construir um código de realidade aumentada, que pode exibir tanto objetos em 3D, quanto vídeos.

Na mesma edição, a Galileu enfatiza ainda o uso de QR code, padrão de código de barras bidimensional que, ao serem visualizados pela câmera de um celular equipado com um software de leitura especial, leva o usuário para um conteúdo específico, que pode ser uma foto, um vídeo ou um site móvel.

A matéria pode ser lida também na edição online da revista. Saiba mais sobre realidade aumentada na Wikipédia. JW.

Mario CavalcantiGalileu lança edição com realidade aumentada