Mario Cavalcanti
por — 11/03/2010 em Notícias

Reuters publica regras de uso das mídias sociais

Empresa incentiva uso de sites como Twitter e Facebook, mas com atenção

Imagem ilustrativaRIO DE JANEIRO (Da Redação), 11 de março – A Reuters publicou em seu Manual de Jornalismo uma série de orientações quanto ao uso das mídias sociais, com o objetivo de alertar os jornalistas que trabalham para a companhia sobre como deve ser sua conduta nesses ambientes.

No manual, a Reuters afirma querer encorajar o uso das mídias sociais, mas diz que precisa também ter certeza de que os jornalistas estão completamente conscientes quanto aos riscos que isso traz – especialmente aqueles que podem afetar a reputação e credibilidade da empresa. A Reuters afirma ainda que o mundo muda constante e rapidamente, o que exige dos profissionais a capacidade de julgar e avaliar situações. A companhia recomenda, entre os princípios básicos de conduta, que seus empregados cuidem de suas “marcas pessoais”, pensando com cuidado sobre como o que fazem reflete sobre sua vida profissional e sobre a empresa, enquanto empregadora.

Ao mencionar a separação entre a vida pessoal e a vida profissional nas redes sociais, a Reuters orienta que cada um tenha uma conta separada para esses dois fins, mas afirma que, por mais que haja esforço em fazer essa distinção, essas duas vertentes irão fatalmente se misturar online. A empresa faz ainda um alerta quanto à exposição exagerada na Internet. “Você deve estar atento ao fato de que, mesmo configurando seus perfis de uma maneira voltada à privacidade, qualquer coisa que você publique numa rede social pode se tornar público”. Veja todas as recomendações da Reuters. JW.

Mario CavalcantiReuters publica regras de uso das mídias sociais