Mario Cavalcanti
por — 10/03/2010 em Notícias

Sites de grandes revistas dão lucro, diz estudo

Pesquisa procurou entender estratégias usadas pelas publicações na Web

Imagem ilustrativaRIO DE JANEIRO (Da Redação), 10 de março – Segundo a pesquisa "Revistas e Seus Websites", conduzida pela Columbia Journalism Review, 60% dos maiores websites de revistas dão lucro, uma boa notícia em um cenário em que os jornais e a mídia em geral tentam a todo custo conseguir lucro com seus sites. As informações foram publicadas pelo EditorsWeblog.

O estudo procurou documentar e esclarecer quais vantagens e estratégias as revistas aplicam em suas páginas, e representa o primeiro levantamento realizado com esse objetivo. De acordo com os dados divulgados, mais da metade dos sites que recebem acima de 1,5 milhão de visitantes por mês rendem mais lucros. Os anúncios respondem pela maior fatia da receita, segundo 83% das revistas que responderam à pesquisa.

A pesquisa revelou ainda que um terço dos entrevistados não sabe se tem lucro com o negócio, e 110 afirmaram medir o lucro separadamente. Das 655 revistas consultadas, 209 não responderam a essa pergunta. Revistas com orçamentos controlados por editores especializados em tráfego na Web apresentam duas vezes mais chances de gerar lucro, diz ainda a pesquisa. A integração foi também um ponto em destaque: 62% das publicações entrevistadas disseram que suas equipes trabalham tanto online, quanto na versão impressa. Somente 13% das que responderam afirmaram manter equipes separadas. JW.

Mario CavalcantiSites de grandes revistas dão lucro, diz estudo