Mario Cavalcanti
por — 17/02/2010 em Notícias

Estudo analisa artigos populares do NYTimes

Pesquisadores traçam perfil das matérias mais compartilhadas pelos usuários

Reprodução / NYTimes.comRIO DE JANEIRO (Da Redação), 17 de fevereiro – Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estudaram intensivamente a lista de notícias mais compartilhadas do NYTimes.com a fim de conhecer as características dos conteúdos mais distribuídos pelos leitores. A varredura foi feita a cada 15 minutos durante seis meses, e levou também em consideração a análise de variáveis como o posicionamento da informação tanto no jornal impresso, quanto na home page do site.

Segundo o estudo, os visitantes preferem compartilhar mais temas positivos que negativos. Outro fator que estimula a distribuição são artigos longos sobre tópicos discussivos e intelectuais. Além disso, os pesquisadores constataram também que os usuários gostam de compartilhar matérias que causam um certo impacto. Em termos numéricos, a pesquisa concluiu que 20% das matérias que aparecem na home page do site vão parar na lista de artigos mais enviados por email. Dessa quantia, 30% são de matérias de ciência.

O estudo pode ser acessado aqui (em inglês). JW.

Mario CavalcantiEstudo analisa artigos populares do NYTimes