Mario Cavalcanti
por — 29/06/2009 em Notícias

Estudo traça o perfil da blogosfera brasileira

Twitter sobe de 6º para o 2º serviço mais usado para depoimentos sobre produtos

Imagem ilustrativaRIO DE JANEIRO (Da Redação), 29 de junho – O Twitter cresce entre as redes sociais, mas não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (29), são da E.Life, empresa brasileira de monitoração e análise de mídias sociais, que comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período desse ano.

Segundo a entidade, o Orkut possuía 61,1% do share of buzz dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% do buzz envolvendo experiências de compra. Em 2009, houve uma mudança: o Twitter subiu de 6º para o 2º serviço mais utilizado nas postagens de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.

FAIXA ETÁRIA E PERFIL GEOGRÁFICO

A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é de jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 26 a 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços sociais.“Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life.

O estudo sugere ainda que a região Sudeste concentra o maior número de usuários: em 2008 contava com 63,6% e em 2009 cresceu para 64,8%. A região Sul, em 2008, respondeu por 13,7%, e em 2009, 15,6%. A região com menor participação dos internautas nos serviços de publicação de depoimentos na Web é a região Norte: de 2,4% em 2008, caiu para 2% em 2009. JW.

Mario CavalcantiEstudo traça o perfil da blogosfera brasileira