Mario Cavalcanti
por — 07/04/2009 em Notícias

Google nega prejudicar os jornais, segundo executivo

Site de busca rebate AP e diz que ajuda diários a lucrarem com publicidade online

ReproduçãoSegundo notícia publicada no portal Click21, um advogado do Google defendeu nesta terça-feira, 7, o site de buscas, dizendo que serviços agregadores como o Google News ajudam os sites dos jornais a ganhar dinheiro por meio de publicidade, já que direcionam audiência.

A afirmação é uma resposta à agência de notícias Associated Press (AP), controlada por um grupo de jornais, que anunciou ainda nesta semana que está planejando uma forma de proteger seu conteúdo contra apropriação indevida na Internet, citando o Google e outros agregadores como uma ameaça.

Ainda de acordo com a notícia, empresas de jornalismo como a New York Times Co e a EW Scripps, grandes na indústria americana, estão sofrendo quedas de receita publicitária no que diz respeito a jornais impressos. Além disso, jornalistas se queixaram de serviços de busca faturarem milhões com notícias veiculadas pelos jornais, e que o dinheiro deveria, então, ir para os jornais.

Apesar da polêmica, o Google News hospeda notícias da AP em parceria com ela própria, o que gera controvérsias. JW.

Mario CavalcantiGoogle nega prejudicar os jornais, segundo executivo