Tariq Saleh
por — 11/08/2008 em Artigos

Soundslides: imagem, som e texto para jornalismo

O jornalista Tariq Saleh, de Beirute, fala sobre uma ferramenta que ajuda a integrar áudio, texto e imagens .

Por (@tariqsaleh)

Websites de rádios e jornais dos Estados Unidos vêm cada vez mais usando uma ferramenta criada para jornalismo online chamada de Soundslides – a união entre áudio, texto e imagens.

Grandes reportagens já foram publicadas usando-se a tecnologia, como a premiada The Women of Kabul (As Mulheres de Cabul), do site do The Washington Post.

O programa básico pode ser baixado gratuitamente aqui. Organizações podem optar pela versão Plus, mais completa e ao preço de US$ 69.95. Mas o básico não compromete e faz muito bem o serviço.

A ferramenta apresenta dois botões de upload: em um, o usuário carrega o áudio; no outro, carrega-se fotos relacionadas à matéria. Após estes dois processos, o programa cria uma espécie de storyline e dimensiona as fotos para o tempo de duração do áudio.

A aplicação dá ao jornalista opções de efeitos de transição entre fotos, legendas, título e texto para completar a matéria.

Depois da edição de todo o material, o projeto é exportado, criando-se uma pasta com todo o conteúdo. Basta então usar um programa como o Dreamweaver para ler o código Embed e postar em um blog ou site.

A ferramenta virou mania entre blogueiros e pode dar mais “sabor” às matérias de rádio por dar ao ouvinte a imagem e detalhes que podem ser complementados com texto.

Em julho, a Universidade Americana de Beirute (AUB) realizou um treinamento em jornalismo online e Web 2.0 para jornalistas árabes dentro do Programa de Treinamento em Jornalismo.

Na série de workshops, em que fui convidado a dar treinamento, o Soundslides foi uma das estrelas, atraindo muita atenção dos profissionais pela facilidade e versatilidade da ferramenta. Veja um tutorial ensinando a usar o programa.

Sobre o autor |

Jornalista e correspondente estrangeiro para a BBC Brasil em Beirute, no Líbano, cobrindo Oriente Médio e África.

Siga Tariq Saleh no Twitter Siga Tariq Saleh no Facebook
Tariq SalehSoundslides: imagem, som e texto para jornalismo