Mario Cavalcanti
por — 25/11/2007 em Notícias

Guia de estilo Web retorna novo em folha

Gisele Flor analisa a terceira edição da popular obra da jornalista Luciana Moherdaui

Por Gisele Flor (*)

Divulgação: Guia de Estilo Web já está em sua terceira edição.A pesquisadora Luciana Moherdaui traz na nova edição de seu livro “Guia de Estilo Web – Produção e edição e de notícias on-line” (Editora Senac São Paulo, 280 páginas) várias dicas e orientações sobre a produção e edição de notícias no jornalismo digital.

Escrito de forma clara e objetiva, a obra é indicada para profissionais, estudantes e para quem quer aprender a produzir um jornal na Internet, já que a autora não economiza diretrizes e experiências sobre a produção e edição de um jornal digital.

Luciana afirma que o objetivo do livro é pensar sobre a forma ideal de escrever e editar notícias para a Rede, justificativa que já chama a atenção dos leitores. É preciso salientar que esta modalidade de jornalismo ainda é recente e é inegável seu crescimento.

O volume é fruto de um trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da autora. Para elaborá-lo, ela baseou-se em pesquisa, leituras de livros, jornais e revistas, entrevistas com jornalistas, pesquisadores e professores, além de um questionário para conhecer o perfil e o comportamento de leitores.

A obra é dividida em cinco capítulos nos quais é apresentado um histórico do jornalismo online, mostrando os primeiros jornais que tiveram versões impressas e na Internet, as primeiras edições de diários criadas exclusivamente para o ambiente digital, caso do jornal Último Segundo. Os capítulos “Planejando notícias pra a Web” e “Texto, produção e edição on line” são distintos e apresentam valiosíssimas dicas sobre a produção e edição da notícia, tais como reunião de pauta, a utilização dos recursos multimídias, disponibilização dos textos em blocos, entre outras.

Ainda há um capítulo dedicado ao perfil do ciberleitor. Nele, são apresentados quadros com algumas questões necessárias para conhecer público, como, por exemplo, o que chama a atenção na notícia online; tempo de leitura; e estrutura da notícia.

Para Luciana, oferecer diversos níveis de informação ao leitor é o ponto de partida para as notícias na Internet. A autora salienta que o profissional do ambiente digital deve ter em mente que a tecnologia está em constante processo de transformação, e que assim também deve ser o pensamento do profissional digital.

Quem ler o livro certamente não se arrependerá e poderá aprender sobre a produção e edição de notícias na Web.

*Gisele Flor é jornalista com especialização em Design de Multimídia.

Mario CavalcantiGuia de estilo Web retorna novo em folha