Mario Cavalcanti
por — 28/09/2007 em Notícias

Diário australiano publica pesquisa fictícia

Pseudo-estudo feito por brincadeira também foi levado a sério por blog do NYTimes.com

Imagem ilustrativa: falsa pesquisa foi publicada por veículos online sem checagem de informação.Segundo notícia no diário canadense The Globe and Mail, o The Sydney Morning Herald, da Austrália, publicou recentemente um estudo fictício de economia como sendo um fato.

Recheada de referências e gráficos, a pseudo-pesquisa, feita por diversão por Robert Oxoby, professor associado da Universidade de Calgary, do Canadá, e postada em seu blog pessoal, buscava examinar como a música de dois integrantes da banda de rock AC/DC influenciavam em tomadas de decisões.

A pesquisa foi publicada ainda pelo Freakonomics, blogs de economia do The New York Times, antes de descobrirem que se tratava de uma brincadeira.

Ambos os veículos publicaram a informação sem checar sua veracidade.

A informação é do site CyberJournalist. Em inglês, aqui. JW.

Mario CavalcantiDiário australiano publica pesquisa fictícia