Mario Cavalcanti
por — 26/09/2007 em Notícias

Blog para quem precisa

Alexandre Carvalho faz um breve panorama do evento Blog 2.0, realizado em São Paulo

Por Alexandre Carvalho (*) 

Imagem ilustrativa: logotipo do evento Blog 2.0A primeira edição do Blog 2.0 mostrou que uma boa idéia, quando bem aplicada, tem enorme valor para ajudar a blogosfera brasileira a conquistar cada vez mais adeptos e, aos poucos, ganhar a confiança dos grandes grupos de mídia. Realizado no último sábado, 22, em São Paulo, o evento cumpriu o que prometeu: promover o debate e a troca de idéias sobre o fenômeno dos blogs e as mudanças que eles vêm causando nos meios de comunicação, não só no Brasil mas em todo o mundo.

Embora aberto a qualquer pessoa interessada no assunto, uma simples consulta na programação do evento foi o suficiente para perceber que seu público principal era o grupo de internautas que, por diversos motivos, ainda não teve a oportunidade de participar deste fenômeno na condição de emissor da mensagem. Mesmo já familiarizado com muito do que seria apresentado em cada uma das palestras, estava disposto a trocar idéias e aprender alguma novidade, o que é sempre possível em um evento desse tipo.

Imagem ilustrativa. Arte: JW.O saldo foi bastante positivo, não só pelos temas apresentados como também pelo grupo bastante reduzido de inscritos, o que ajudou e muito a manter o interesse nas palestras. E em plena era Web 2.0, não era de se estranhar a quantidade de pessoas interessadas em ter um blog, com os mais diversos objetivos, o que é muito bom. Aos poucos, estas pessoas tiveram acesso a uma espécie de linha do tempo da blogosfera, mostrando desde os primórdios, quando não passavam de diários virtuais, até os dias atuais, em que são considerados poderosas ferramentas de comunicação, adotadas por cidadãos comuns, personalidades famosas e grandes empresas, além de atingir todos os públicos.

Nas próximas edições, o evento precisará sofrer alguns ajustes e melhorias, uma vez que boa parte da platéia sentiu falta de um computador conectado à Internet para dar suporte ao que era apresentado no telão. O motivo foi exclusivamente técnico, e não exatamente uma falha, mas ficou claro que, ao falar de assuntos como o uso do Blogger e do WordPress, ou a aplicação dos famosos widgets, ter uma noção prática destes recursos faz uma enorme diferença. Mesmo assim, o público ficou satisfeito com o que foi apresentado.

– Vamos adotar novas políticas para que isto não aconteça mais. Em um evento onde o oxigênio é a Internet, seu uso é fundamental –, diz Bruno Chagas, diretor-executivo da produtora Mundo de Idéias e um dos palestrantes do evento.

Ele ressalta que eventos desse tipo são fundamentais para a disseminação dos blogs como um novo canal de comunicação, com finalidades das mais variadas, além de ampliar a popularização dos recursos usados pela maioria dos blogueiros.

– Muitos recursos são gratuitos e nem todas as pessoas têm acesso a eles. Queremos difundir o uso dos blogs para uma quantidade maior de pessoas, pois isso também ajuda no crescimento e na popularização desses recursos, que também incluem as aplicações nacionais –, explica.

Para as próximas edições, o Blog 2.0 pretende trazer algumas novidades, como novos formatos, para vários tipos de público, e a participação de blogueiros famosos, apresentando casos de sucesso na blogosfera brasileira.

*Alexandre Carvalho é jornalista, carioca e desde 2005 vive e trabalha em São Paulo, onde atua como coordenador de comunicação em marketing.

Mario CavalcantiBlog para quem precisa