Mario Cavalcanti
por — 10/11/2006 em Notícias

Nokia publica estudo sobre TV móvel

Conduzido com a Escola de Economia de Londres, artigo aponta a personalização e a interatividade como bases dessa mídia

Serviço de TV móvel provido pela Vodafone. Fonte: Vodafone.Personalização e interatividade serão as palavras-chaves que conduzirão as televisões móveis, segundo um estudo conduzido pela Nokia e pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics – LSE).

Intitulado "This Box Was Made For Walking" ("Esta Caixa Foi Feita Para Andar"), o artigo examina, segundo a própria Nokia, o futuro do impacto da TV móvel nas indústras de publicidade e de transmissão (broadcasting).

Dr Shani Orgad, docente em Mídia e Comunicação na LSE – e um dos condutores do texto -, acredita que TVs móveis serão mais que televisões em movimento.

– A TV móvel se tornará uma experiência multimídia com ênfase na personalização, na interatividade e no conteúdo gerado pelos próprios usuários – diz.

O estudo, em inglês e em formato PDF, pode ser baixado gratuitamente aqui (3.88 MB). O release oficial sobre o estudo pode ser acessado aqui (também em inglês). Conheça aqui estudos em português realizados pela Nokia de Portugal. Via MocoNews.

Nota do editor:

A Nokia, a Ericsson e outras empresas de telefonia e telecomunicações costumam publicar eventualmente estudos (geralmente chamados de "white papers") sobre telefonia e campo móvel destinados ao público geral, aos pesquisadores e aos desenvolvedores de aplicações e conteúdos. Lembro que, por volta de 2002, a Ericsson publicou um sobre como preparar imagens para telefones celulares com visores coloridos, que na época eram mais que uma novidade aqui no Brasil. Mario Lima Cavalcanti.

Mario CavalcantiNokia publica estudo sobre TV móvel