Mario Cavalcanti
por — 06/09/2006 em Notícias

Google resgata até 200 anos de notícias

News Archive Search une arquivo histórico com conteúdo recente, permitindo explorar conteúdo noticioso de até dois séculos atrás

O Google anunciou nesta quarta-feira, 6, o lançamento do Google News Archive Search, ferramenta de busca que mescla conteúdo atual com histórico, permitindo aos usuários explorarem artigos jornalísticos de até 200 anos.

Ao fazer uma busca, o usuário recebe no resultado de pesquisa uma página onde no centro são exibidas as notícias mais recentes relacionadas ao critério fornecido e na lateral esquerda é mostrada uma linha do tempo navegável. A pesquisa mostra resultados de serviços gratuitos e pagos.

Entre os parceiros no projeto estão os jornais americanos New York Times, Wall Street Journal e Washington Post, o inglês The Guardian e agregadores e empresas de soluções organizadoras como Factiva, Lexis-Nexis e Thomson Gale.

A informação é da BBC e pode ser lida na íntegra aqui (textos em inglês).

Em tempo

No último mês de agosto, diários brasileiros decidiram em congresso cobrar de portais de busca parte dos lucros obtidos pela disponibilização de notícias e reportagens. Os jornais alegam que tais sites apropriam-se de forma indevida do conteúdo gerado por empresas jornalísticas brasileiras. JW.

Mario CavalcantiGoogle resgata até 200 anos de notícias