Mario Cavalcanti
por — 01/09/2006 em Notícias

Blog é condenado por causa de comentário

Imprensa Marrom terá que pagar multa de R$ 3.500,00 por conta de mensagem postada por leitor

O weblog Imprensa Marrom, uma espécie de monitor da mídia, foi processado e condenado em primeira instância a pagar uma multa de dez salários mínimos (o equivalente a R$ 3.500,00) devido a um comentário postado por um leitor.

Segundo um dos responsáveis pelo blog, conhecido como Gravatai Merengue, tudo aconteceu numa caixa de comentários de um post antigo que falava sobre empresas de RH. O comentário continha críticas às empresas e o entendimento do julgamento rezaria que os comentários, mesmo sendo de parte terceira não vinculada ao blog, são de responsabilidade do veículo.

Na mensagem em que comunica a decisão judicial, Merengue anunciou a retirada de seu sistema de comentários e recomendou a outros blogueiros, com blogs no Brasil, que fizessem o mesmo. Procurado por JW, Gravatai disse ainda que o post não está mais no ar, pois tiveram que retirá-lo.

O Imprensa Marrom está recorrendo o julgado de primeira instância para tentar reverter o caso, visto que, segundo o veículo, não houve nem mesmo audiência e o processo teria sido encerrado sem que as partes fossem ouvidas.

Leia aqui o comunicado na íntegra. JW. Com informações da lista de discussão Jornalistas da Web.

Mario CavalcantiBlog é condenado por causa de comentário