Mario Cavalcanti
por — 28/07/2006 em Notícias

Um apanhado anual da Internet

Por Mario Cavalcanti. Obra do Comitê Gestor reúne artigos e traz levantamento sobre o uso das tecnologias da informação no país

Por Mario Lima Cavalcanti (*)

Imagem informativa: capa do livro do CGI.brO Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entidade que coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, começou no último ano a colocar entrevistadores em campo a fim de fazer uma pesquisa anual sobre o uso da Internet no Brasil. O estudo realizado no ano passado rendeu esse ano a publicação "Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil" (CGI.BR (Org.), 2006, ISBN 85-60062-00-9, 304 páginas, também em PDF), que reúne artigos e traz os resultados dos levantamentos em si.

Bilíngüe (português e inglês), o anuário, que teve uma tiragem limitada para distribuição (não está disponível em livrarias), mas é disponibilizado na íntegra e gratuitamente em formato PDF no site da entidade, se preocupou em fazer levantamentos do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em separados para as áreas domiciliar e de empresas, o que na obra facilita a consulta por parte dos interessados nos dados.

A publicação, bem organizada, já se paga pelo primeiro capítulo, que traz nove artigos – que abordam temas sempre ricos como os nomes de domínio na Internet, a inclusão digital, o governo eletrônico, a banda larga e as ameaças da comunicação eletrônica -, todos assinados por bons nomes, entre eles Demi Getscko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do CGI.br (NIC.br) – que cuida da gestão do Registro.br -, e Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações e conselheiro do CGI.br.

A versão PDF já comentada – que também veio em um CD-ROM encartado no livro – é outro sucesso à parte: uma excelente cópia ipsis litteris da edição impressa.

Apesar de toda a organização, a publicação peca pelo excesso de erratas, toleráveis, entretanto, visto a extensão e a riqueza da obra. Segundo Mariana Balboni, assessora de comunicação do NIC.br e responsável pela edição da obra, este ano ainda será divulgado o resultado da segunda pesquisa, que já está em campo. Vale aguardar.

Serviço:

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC Domicílios e TIC Empresas
Coordenação: Rogério Santanna dos Santos
Edição: Mariana Balboni
ISBN: 85-60062-00-9
304 páginas
Bilíngüe: português e inglês
Versão PDF disponível no site do NIC.br

*Mario Lima Cavalcanti é editor de conteúdo do JW.

Mario CavalcantiUm apanhado anual da Internet