Mario Cavalcanti
por — 24/03/2003 em Notícias

Alunos da UFBA desenvolvem ferramenta de criação de jornal digital

Mecanismo utiliza-se da hipertextualidade e possibilita a inclusão de comentários, enquetes e elementos multimídia

Foi lançado nessa segunda-feira, 24, no auditório da Facom/UFBA (Campus de Ondina), uma ferramenta inteiramente desenvolvida por uma turma de 2002 da Oficina de Jornalismo Digital para a implementação automatizada do Panopticon, site/laboratório do 6º semestre do curso de Comunicação Social.

Objetivando integrar as características do Jornalismo Online, o PIP – Produto de Implementação do Panopticon – possibilita a inclusão de comentários, enquetes (com questões abertas e fechadas), imagens, vídeo e áudio, bem como procura utilizar-se, com alguma propriedade, da hipertextualidade na construção (continuidade) da matéria.

Segundo os responsáveis, a idéia da elaboração nasceu nas discussões propostas pela turma no começo do semestre e se desenvolveu processualmente em seu transcorrer, quando problemas técnicos e específicos do Jornalismo foram surgindo. A ferramenta foi programada pelo aluno Eduardo Miranda, como um esboço de seu trabalho de conclusão de curso. Em paralelo, foi organizado o Manual de Estilo e Implementação do Panopticon.

A disciplina Oficina de Jornalismo Digital, de julho de 2002 a abril de 2003, foi desenvolvida sob a coordenação da professora Carla Schwingel.

Mario CavalcantiAlunos da UFBA desenvolvem ferramenta de criação de jornal digital