Mario Cavalcanti
por — 02/07/2002 em Notícias

Órgão alerta para diferenciação entre conteúdo e publicidade

Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos quer que ferramentas de busca deixem claro nos resultados de pesquisa quais links são anúncios pagos

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission, que responde pela sigla inglesa FTC) está alertando as ferramentas de busca para que elas deixem bem claro em seus resultados de pesquisa quais links são anúncios pagos.

Segundo um artigo do jornal San Francisco Chronicle, algumas ferramentas de busca (leia-se sites que oferecem serviço de busca) lista nos resultados de pesquisa links pagos com descrições não muito claras, como "parceiros de busca".

Em princípio, o alerta da FTC está voltado somente para mecanismos de busca, mas, na prática, pode se extender a qualquer site de conteúdo que apresente links nesse formato.

De acordo com o San Francisco Chronicle, alguns portais de conteúdo já se preocupam em deixar claro para os usuários o que é conteúdo natural do site e o que é link pago. O Yahoo!, por exemplo, chama seus links pagos de "sponsor matches" (algo como "resultados pagos" ou "resultados patrocinados") e inclui um link do tipo "O que são sponsor matches?" com uma explicação detalhada.

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