Mario Cavalcanti
por — 05/03/2002 em Notícias

Slashdot aposta em novo modelo de assinatura

Em troca de uma taxa anual, usuários podem acessar o conteúdo do site sem precisar ver anúncios

O Slashdot.org, site de notícias de colaboração participativa, está oferecendo aos usuários, em troca de uma taxa anual, a chance de poderem acessar o conteúdo do site sem precisar ver anúncios.

A manobra, segundo o fundador do site, Rob Malda, foi necessária para que o serviço pudesse aceitar os gigantescos formato de banners que os anunciantes estão adotando. Alguns sites de notícias, como o News.com, já adotam banners gigantes (como os skyscrapers) há um bom tempo.

A taxa de inscrição vai variar de acordo com o número de notícias que o usuário ler, com uma taxa padrão de US$ 5 por mil páginas. O usuário tem também a opçã de assinar uma taxa anual de US$ 20 para acessar qualquer conteúdo do site, sem restrição de número de notícias.

A decisão de oferecer aos leitores esse serviço de assinatura livre de anúncios segue uma experiência similar realizada há alguns meses pelo site Salon.com. O magazine Slate.com, da Microsoft, também foi outro site que apostou no modelo.

Jim Nail, analista de publicidade online para a Forrester Research, disse que o tal modelo que o Slashdot.org vai seguir pode ser um risco, visto que pesquisas têm mostrado que apenas 10% a 15% dos usuários da internet se mostraram dispostos a pagar por conteúdo.

Rob Malda disse que o Slashdot.org fará o melhor para evitar os erros cometidos por outros sites que começaram a cobrar por conteúdo. Com informações da Newbytes.com.

Mario CavalcantiSlashdot aposta em novo modelo de assinatura