Mario Cavalcanti
por — 04/03/2002 em Notícias

Weblogs e anônimos da tecnologia

Por Mario Lima Cavalcanti. Nomes pouco conhecidos, mas que já fizeram muito pela tecnologia, ficam famosos graças aos blogs

Por Mario Lima Cavalcanti (*)

Paul Boutin, Doc Searls, Dan Bricklin… Nenhuma dessas pessoas é famosa, mas, acreditem, elas já fizeram ou fazem coisas importantes para o mundo tecnológico. E agora falam sobre isso.

Que os weblogs estão deixando de ter cara de diário pessoal e cada vez mais estão sendo vistos como uma nova opção de canal noticioso todo mundo já sabe. Jornalistas renomados de todo o planeta aproveitaram a onda para criar seus próprios blogs. Mas uma nova turma, a dos desconhecidos do mundo tecnológico, está saindo do anonimato e publicando em seus blogs verdadeiras pérolas.

Não que isso não poderia ter sido feito antes, a partir de uma página pessoal, por exemplo. Mas é fato que o weblog chegou com uma certa alquimia, despertando – com seu rótulo de diário virtual – a curiosidade dos internautas.

De diversos cantos do mundo, esses desconhecidos decidiram criar seus blogs e agora têm um canal para falar sobre suas vidas pessoais, profissionais e sobre o próprio mundo tecnológico, área em que todos eles já atuaram.

Ian Davis, CTO (Chief Technology Officer) da Calaba – empresa inglesa de tecnologia fundada em 2000 -, trabalha com desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis, como telefones celulares. Ele criou o blog Internet Alchemy para falar sobre sua vida pessoal e profissional. Nele, Ian conta como entrou para o mundo virtual e, aproveita seu espaço para jogar muita conversa fora. O cara é uma figura!

Com um estilo um pouco mais conservador, mas não menos descontraído, Chris Taylor, correspondente de São Francisco para a Time Magazine, edita o Daily Blah, onde publica notícias variadas com um toque de opinião pessoal.

Quem costuma ler sobre o cenário tecnológico hard, já deve ter ouvido falar do Linux Journal, uma das maiores publicações sobre o sistema operacional Linux. Inclusive, essa publicação começou a circular em forma de fanzine distribuída por correio e, hoje em dia, é uma das publicações sobre Linux mais conceituadas mundialmente. No mesmo embalo dos outros anônimos, o atual editor do Linux Journal, Doc Searls, não perdeu tempo e criou seu próprio blog.

E Dan Bricklin? Alguém arrisca dizer quem é esse sujeito? Bom, ele é nada mais, nada menos que o co-criador do VisiCalc, a primeira planilha eletrônica desenvolvida para PC (perdendo terreno posteriomente para programas como o Excel, da Microsoft). Em seu Dan Bricklin's Log, Dan publica crônicas – com direito a imagens – sobre sua vida no mundo da informática.

Tecnólogo e escritor free-lancer, o norte-americano Paul Boutin foi editor sênior da Wired Magazine nos dois últimos anos. Escreve artigos de tecnologia para algumas publicações do setor, entre elas, Salon.com, TechWeb e Redhat's Wide Open News. Participou ainda da criação dos sites Sendmail.net e HotBot, mecanismo de busca que ganhou fama no final dos anos 90. Em seu weblog, Boutin conta que o fato de sempre ter tido um background tecnológico o fez gastar muito tempo na construção de artigos. E leva isso na maior tranqüilidade, utilizando-se do jargão "Não odeie a mídia, torne-se a mídia".

*Mario Lima Cavalcanti é editor de conteúdo do JW.

Mario CavalcantiWeblogs e anônimos da tecnologia