Mario Cavalcanti
por — 22/02/2002 em Notícias

Text-e abre novo debate sobre arquitetura da informação

Simpósio virtual objetiva investigar o impacto da Web na leitura, na escrita e na difusão do conhecimento

O text-e, simpósio virtual dedicado a investigar o impacto da Web na leitura, na escrita e na difusão de conhecimento, colocou no ar um novo texto-debate sobre arquitetura de informação.

Para quem ainda não conhece, a idéia de simpósio virtual criada pelo text-e é simples: usuários baixam o texto-debate para ler e podem acessar um fórum de discussão no próprio site para debater o texto lido.

Geralmente, esses debates abordam questões curiosas: segundo Stefana Broadbent e Francesco Cara, autores do texto recém-publicado, centenas de usuários acessando websites foram observados no laboratório de usabilidade do text-e. Após essa observação, foi constatado que a maioria não lê mais do que quatro linhas de texto em uma tela. De acordo ainda com os autores, o novo texto – que já pode ser baixado gratuitamente – traz uma explicação para tal comportamento.

Os textos-debates estão disponíveis nas versões Adobe eBook Reader (para PC ou Macintosh) e Microsoft Reader (somente PC). É necessário que o usuário tenha um desses dois programas instalado em seu computador. A cada quinzena um novo texto-debate é publicado no text-e.

Mario CavalcantiText-e abre novo debate sobre arquitetura da informação