Mario Cavalcanti
por — 10/09/2001 em Artigos

Jornalismo investigativo online

Considerado um dos melhores sites sobre crime, o Crime Spider organiza sites que possam ajudar os jornalistas nas investigações.

Por (@mariocavalcanti)

Conversando com um jornalista norte-americano, confirmei que a Rede, pelo menos na América do Norte, está bem avançada no campo de ferramentas para jornalistas da Web.

Dentre algumas dicas de sites que estávamos trocando, conheci o Crime Spider, que posso definir como o que temos de mais evoluído até hoje em termos de ferramentas para ajudar quem lida com jornalismo investigativo.

O Crime Spider é considerado um dos melhores sites sobre crime e segue o estilo diretório, vasculhando a Web e organizando sites que possam ajudar os jornalistas nas investigações.

As categorias principais do diretório são: “Crianças” (Children); “Policiais e Comunidade” (Cops and Community); “Estudos de Crimes” (Crime Studies); “Criminalísticas” (Criminalistics); “Cibercrimes” (CyberCrimes); “Violência Doméstica” (Domestic Violence); “Agências Governamentais” (Government Agencies) e “Homicídio” (Homicide).

Na categoria “Cibercrimes”, assunto em evidência, são listadas informações sobre crimes pela internet, meios de prevenção e vírus, entre outros assuntos.

Além do diretório, que agrega mais de 100 temas, o site oferece ainda uma ferramenta de busca, onde é possível acessar páginas sobre pedofilia, técnicas de investigação de homicídios e informações sobre serial killers, pena de morte, assassinatos, terrorismo, pessoas desaparecidas e gangues. Até informações sobre o FBI estão disponíveis na página.

Agindo como uma comunidade virtual, o Crime Spider também oferece notícias diárias sobre crime, fórum de discussão, contas gratuitas de email e espaço para hospedagem gratuita de sites relacionados com os temas abordados.

O que torna o Crime Spider uma boa referência não é só o foco do site, mas a qualidade e brevidade das informações, que fazem do projeto um gerador de pautas para quem trabalha com esse tipo de assunto.

Talvez o site não seja totalmente útil para os jornalistas online aqui do Brasil, pelo fato de oferecer muita informação local para canadenses e norte-americanos, mas esse modelo de site vem cada vez mais sendo procurado por detetives e jornalistas. Crimes online, assim como o uso da internet como ferramenta de investigação, são duas coisas em crescente ascensão e que não devem ser ignoradas. Até a próxima!

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

Siga Mario Cavalcanti no Twitter Siga Mario Cavalcanti no Facebook Siga Mario Cavalcanti no Google+
Mario CavalcantiJornalismo investigativo online